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Título : Protagonizando a aprendizagem sobre sexualidade humana e comportamento sexual de risco, uma proposta de sequência didática para o ensino médio
Autor : BRANCO, André Luiz dos Santos Castelo
Palabras clave : Educação sexual; Ensino de ciências; Sequência didática
Fecha de publicación : 30-ago-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BRANCO, André Luiz dos Santos Castelo. Protagonizando a aprendizagem sobre sexualidade humana e comportamento sexual de risco, uma proposta de sequência didática para o ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia em rede Nacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Resumen : A educação sexual sempre foi tida como um tabu tanto na sociedade em geral como nas escolas, em uma, pelas questões de costumes relacionadas à religião e à educação familiar e, na outra, devido ao receio por parte de alguns educadores de se tocar em determinados assuntos, o que acaba fazendo com que aulas relacionadas ao tema sejam focadas em seu viés conceitual, levando os estudantes a ficarem imersos em um mundo cheio de informações, mas quase sempre sem nenhuma formação sobre comportamentos sexuais de risco, podendo deixá-los expostos a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e/ou gravidez na adolescência. Sendo assim, os professores que se propõe a trabalhar de maneira mais profunda precisam escolher estratégias que busquem a efetivação de uma ação educativa mais focada no desenvolvimento da responsabilidade, do protagonismo e da autonomia dos estudantes. Desta feita, o presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática (SD) que faz uso de alguns recursos metodológicos como Sequência Didática Interativa (SDI) e roda de conversa para a construção coletiva do entendimento de temas como comportamento sexual de risco e gravidez na adolescência, a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes e contato com profissionais da área de saúde e de pessoas que experienciaram uma gravidez na adolescência. Espera-se, desta forma, que esta proposta possibilite atitudes mais positivas dos educandos acerca de sua saúde sexual.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48978
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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